*Orla do Rio

Criado e idealizado em 2018, pelo embaixador Jerônimo Moscardo, o projeto Filosofia de Praia e o projeto Lemelê, levam cultura e literatura para os moradores e frequentadores das praias do Leme e já alcançaram outras áreas do Brasil e diversos países espalhados pelo mundo.

Tudo começou com a iniciativa de Jerônimo Moscardo, que após se mudar para o Leme, firmou uma parceria com a Barraca do Gaúcho e começou a distribuir livros gratuitamente nas areias do Leme com a colaboração e patrocínio de Francisco Olivar, mais conhecido como o “Rei do Livro”. Em determinado momento, Gaúcho foi abordado por um fiscal que não concordava com a distribuição gratuita de livros, foi quando Siro Darlan, Desembargador do tribunal de justiça do Rio de Janeiro, colaborou com a iniciativa e ajudou a garantir a liberação da distribuição desses livros, que voltou com tudo.

Foi quando em 2018, Jerônimo conheceu Carlos Frederico Gurgel em uma palestra sobre filosofia para Brigadeiros no clube da aeronáutica, no Rio de Janeiro, e se encantou com a forma brilhante como Gurgel ensinava filosofia. Jerônimo decidiu então o convidar para dar aulas de filosofia na Barraca do Gaúcho, no Leme. 

“Eu fiquei impressionado com a forma incrível que ele falava e abordava sobre a filosofia. Não pensei duas vezes e convidá-lo para dar aulas na praia, expliquei que era de forma voluntária e ele disse que iria no mesmo momento”, conta Jerônimo.

A repercussão foi tanta que a permanência na areia se tornou incômoda, já que eram mais de 100 pessoas. Esse é o momento que surge Maria Alice, do quiosque Espaço A, que cedeu o espaço para o projeto de forma gratuita e colabora com o projeto de forma ímpar.

As rodas de conversas eram realizadas presencialmente no quiosque, com mais de 150 pessoas por aula. Porém, com a impossibilidade de aglomeração na orla, com a pandemia da Covid-19 o debate passou a ser realizado em lives no Facebook, com transmissão em dois sábados do mês, às 11h, pelo perfil do “Filosofia na praia”, e ocorre de forma híbrida (online e presencial) até os dias de hoje.

Atualmente, a militância cultural já distribuiu mais de 20.800 livros, traz o prazer da leitura, e leva conscientização para os banhistas, turistas e todos que se interessam pelo projeto. A iniciativa também conta com milhares de visualizações nas redes sociais e adeptos em países como França, Peru, o continente africano e europeu.

E neste sábado, (20/08) o projeto retorna ao Leme com um encontro sobre Freud, com o professor Vinicius Esperança. O tema da conversa é “Freud e o mal estar na civilização” e começa às 11 horas, no quiosque Espaço A, no Posto 1 do Leme.

Valorize a cultura e a filosofia na praia!

(*) https://orlario.com.vc/2022/08/projeto-cultural-leva-filosofia-e-literatura-para-alem-orla-carioca