Apresentação:

O Instituto Latino-Americano de Educação – ILAE em convênio com a Universidad Palermo – UP, situada em Buenos Aires – Argentina, comunica a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para o curso de Doutorado em Psicologia, turma em julho de 2024. O Programa do Doutorado é credenciado pela Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitária – C.O.N.E.A.U, através da Resolução Nº 813/15, Categoria “B” Muy Buena.

As inscrições para o processo seletivo vai até 15 de abril de 2024

N. de vagas: 15 candidatos

Objetivos:

O Doutorado em Psicologia se destaca por oferecer ensino superior, habilidades e treinamento em pesquisa, aprofundando conhecimentos teóricos que promovem o avanço da Psicologia em um ambiente inspirador dedicado ao ensino e pesquisa em Psicologia, composto por participantes de diferentes países e um corpo docente de excelência.

A Universidade de Palermo foi reconhecida como a número 1 no indicador de Estudantes Internacionais na América Latina (QS World University Rankings 2021).

Desenho Curricular:

O desenho curricular promove um perfil de pós-graduação de excelência com formação em desenvolvimentos teóricos e empíricos no campo disciplinar escolhido de acordo com linhas de pesquisa internacionais e, ao mesmo tempo, nas ferramentas metodológicas apropriadas para o desenvolvimento de sua tese de pesquisa.

Os cursos, seminários e oficinas promovem a capacidade de reflexão, pensamento crítico, motivação, compromisso e favorecem o trabalho autônomo dos participantes.

Os participantes fazem contribuições originais nas áreas de seus conhecimentos expressos em uma Tese de Doutorado individual, supervisionada por um Diretor de Tese e culmina em sua apresentação perante uma Banca para avaliação. A aprovação da tese leva à concessão do título acadêmico de Doutor em Psicologia.

Um ambiente dedicado ao ensino e pesquisa.

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Palermo se distingue pela sua qualidade de ensino e pelo nível de seus pesquisadores. Estas características distintivas favorecem o desenvolvimento do trabalho de Tese de seus alunos de doutorado junto a seus professores-pesquisadores que compõem o Centro de Pesquisa em Psicologia, o Centro de Pesquisa em Neurociências e Neuropsicologia e o Centro de Pesquisa em Ciências Sociais.

Linhas de Pesquisa:

O Centro de Pesquisas em Psicologia desenvolve quatro linhas de pesquisa, em Psicologia Positiva, Psicologia Clínica, Psicologia Evolutiva e Psicologia Organizacional, as quais compreendem 9 projetos.

  • Psicologia Positiva

Estuda o funcionamento psíquico ideal de pessoas, grupos e instituições, tentando compreender aqueles estados sociais e culturais subjetivos que caracterizam uma vida plena.

  • Psicologia Evolutiva e Processos Psicológicos Básicos

O objetivo desta linha é o estudo dos mecanismos psicológicos que se desenvolveram como adaptações psicológicas como resultado da evolução. Entende os processos psicológicos (processos básicos, emoções etc.) como produtos funcionais da seleção natural

  •  Psicologia Clínica

Estuda a continua saúde-doença, tomando como unidades de análises os pacientes que apresentam algum transtorno psicológico e/ou estejam em tratamento psicológico.

  • Psicologia Organizacional e do Trabalho

Esta linha visa estudar o comportamento humano nas organizações e as relações entre os ambientes educacionais e o mundo do trabalho.

Duração:

Fase 1: Aulas Presenciais: Compreendem  2(dois) anos, divididas em quatro encontros, quinzenais, ministrados nos meses de janeiro e julho e, cursos on-line nos períodos intermediários.

Fase 2: Pesquisa Científica, Escrita e Defesa de Tese Doutoral, período de até 2 (dois) anos.

Público-alvo:

Os candidatos devem ser formados em carreiras universitárias de graduação em Psicologia, Psicopedagogia e/ou Mestrados complementados no campo da Psicologia, aprovados em universidades argentina ou estrangeiras, reconhecidas pelas autoridades correspondentes e/ou agências de credenciamento em seu país. Como requisito adicional, é necessário ter algum conhecimento do idioma inglês.

Organização Acadêmica Orientadora no Brasil:

Instituto Latino-Americano de Educação – ILAE
Professora Dra. Dalva Martins

Corpo Docente:

Professores Permanentes:

Dra. Débora Burín
Área: Processos Psicológicos Básicos
Doutora em Psicologia (Universidade de Salamanca). Licenciatura em Psicologia. Pesquisadora Principal, CONICET. Especialista em ambientes virtuais digitais. Especialista em compreensão de textos e memória. Professora Regular da Universidade de Buenos Aires. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=20201&datos_academicos=yes

Dr. Alejandro Castro Solano (CONICET)
Área: Metodologia da Pesquisa e Avaliação Psicológica
Doutor em Psicologia (Universidade Complutense de Madri). Licenciatura em Psicologia. Professor de Psicologia no Ensino Secundário e Superior. Pesquisador Principal, CONICET. Diretor do Doutorado em Psicologia da Universidade de Palermo. Diretor do Centro de Pesquisa em Psicologia e da Revista Psicodebate. Psicologia, Cultura e Sociedade (UP). Professor Regular da Universidade de Buenos Aires. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=21371&datos_academicos=yes

Dra. Guadalupe de la Iglesia (CONICET)
Área: Metodologia da Pesquisa e Avaliação Psicológica
Doutora em Psicologia (Universidade de Buenos Aires). Licenciatura em Psicologia (UBA). Especialista em Estatística Aplicada às Ciências da Saúde (UBA). Pesquisadora assistente, CONICET. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=28318&datos_academicos=yes

Dra. Norma Contini de González
Área. Psicologia Educacional
Doutora em Psicologia (Universidade Nacional de Tucumán). Licenciatura em Psicologia (UNT). Licenciatura em Filosofia e Letras (Universidade de Barcelona). Especialista em Psicologia Clínica (Universidade de Barcelona). Professora Titular da Universidade Nacional de Tucumán. Pesquisadora e especialista em questões de avaliação psicológica no campo educacional.

Dr. Alejandro Cosentino
Área: Metodologia da Pesquisa e Avaliação Psicológica
Doutor em Psicologia (Universidade de Palermo). Licenciatura em Psicologia (UBA). Professor e pesquisador da Universidade de Palermo. Chefe de Obras Práticas (UBA). Professor na National Defense University. Especialista em estatística e análise de dados.

Dra. Mercedes Fernández Liporace
Área: Metodologia de pesquisa e avaliação psicológica
Doutora em Psicologia (Universidade de Buenos Aires). Licenciatura em Psicologia (UB). Professora Regular da Universidade de Buenos Aires. Pesquisadora Principal, CONICET. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=30810&datos_academicos=yes&keywords=

Dra. Vanesa Góngora
Área: Metodologia de pesquisa e avaliação psicológica
Ph. D. em Psicologia (University of Neigmegen, Holanda). Licenciatura em Psicologia. Pesquisadora Adjunto, CONICET. Professora da Universidade de Palermo. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?keywords=&id=21846&datos_academicos=yes

Dra. Natalia Irrazábal
Área: Processos Psicológicos Básicos
Doutora em Psicologia (Universidade de Buenos Aires). Mestre em Psicologia Cognitiva (Universidade de Buenos Aires). Licenciatura em Psicologia (UBA). Lic. Em letras (UBA). Pesquisadora Adjunto, CONICET. Professora da Universidade de Palermo. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=32171&datos_academicos=yes

Dr. Eduardo Leiderman
Área: Psicologia Clínica
Doutor em Psicologia (Universidade de Palermo). Médico. Especialista em Psiquiatria (Universidade de Buenos Aires). Professor e pesquisador da Universidade de Palermo. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Neurociências e Neuropsicologia (UP). Especialista em epidemiologia.

Dra. María Laura Lupano
Área: Avaliação Psicológica
Doutora em Psicologia (Universidade de Palermo). Licenciatura em Psicologia (UBA). Professora de Psicologia no Ensino Secundário e Superior. Pesquisador Assistente, CONICET. Professora da Universidade de Palermo. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=23501&datos_academicos=yes

Dr. Ricardo Minervino
Área: Processos Psicológicos Básicos / Psicologia Geral
Doctor en Psicología (Universidad de Salamanca). Lic. en Psicología (UBA). Investigadora Independiente, CONICET. Profesor Titular, Universidad Nacional del Comahue. Publicaciones y formación de RRHH en:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=32060&datos_academicos=yes

Dra. Alicia Oiberman
Área: Psicologia do Desenvolvimento
Doutora em Psicologia (Universidade de San Luis). Licenciatura em Psicologia (UBA). Pesquisadora Independente, CONICET. Professora da Universidade de Palermo. Professora da Universidade de Buenos Aires. Diretora do programa de Psicologia Perinatal (UBA). Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?keywords=&id=19571&datos_academicos=yes

Dr. Fernando Gallego
Área: Filosofia da Ciência
Doutor em Ciências Sociais (Universidade de Buenos Aires). Professor de Ensino Secundário e Superior em Filosofia (UBA). Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais (UBA). Professor da Universidade Nacional de La Plata e da Universidade de Palermo.

Dra. Graciela Tonón
Área: Qualidade de Vida
Doutora em Ciência Política (Universidad del Salvador). Mestrado em Ciência Política (Universidad Nacional Gral. San Martín). Pós-doutorado Universitá degli Studi di Firenza, Itália. Professora da Universidade de Palermo. Diretora do Centro de Pesquisa em Ciências Sociais (UP) e do Journal of Social Sciences. Membro de pleno direito da Sociedade Internacional para Estudos de Qualidade de Vida e da Associação de Desenvolvimento Humano e Capacidade. Especialista em questões de qualidade de vida.

Dra. Elena Zubieta
Área: Psicologia Social
Doutora em Psicologia Social (Universidade do País Basco). Licenciatura em Sociologia (UBA). Pesquisadora Principal, CONICET. Professora Regular da Universidade de Buenos Aires. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=23017&datos_academicos=yes

Dr. Agustín Feriberg Hoffman
Área: Psicologia da Inteligência
Doutor em Psicologia (Universidade de Buenos Aires). Licenciatura em Psicologia (UBA). Pesquisador Assistente, CONICET. Especialista em Psicometria e análise de dados. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?id=50822&datos_academicos=yes

Dra. Jazmin Yomha Cevasco
Área: Metodologia de Pesquisa e Psicologia Educacional.
Ph. D. Psychology (Universidade de Minnesota, EUA). Mestre em Artes em Psicologia Educacional. Bacharel em Psicologia (UBA). Pesquisadora Adjunto, CONICET. Publicações e treinamento de RH em:
https://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?keywords=&id=31123&datos_academicos=yes

Professores convidados:
Dra. Pilar Barreto (Universidad de Valencia, España).
Dra. Lilian Daset (Universidad Católica, Uruguay).
Dr. Rolando Díaz Loving. (Universidad Nacional Autônoma, México).
Dra. Remedios González Barrón. (Universidad de Valencia, España).
Dr. Darío Páez (Universidad del País Vasco, España).
Dra. Pilar Sánchez López (Universidad Complutense de Madrid. España).
Dr. José Luis Saíz (Universidad de La Frontera, Chile).
Dr. César San Juan (Universidad del País Vasco, España).
Dra. Solange Weschler (Universidad Católica de Campinas, Brasil).
Dra. Amit Oren (Yale University, USA).
Dr. Kenneth Kurtz (Binghamton University State, USA).
Dr. Abram P. Buunk (University of Groningen, Holanda).
Dra. Violeta Cardenal Hernández (Universidad Complutense de Madrid, España.).
Dra. Margarita Ortiz-Tallo Alarcón (Universidad de Málaga, España).
Os professores designados podem variar de acordo com a evolução do corpo docente.

Processo Seletivo:

O processo de seletivo consiste em etapa única, através de análise curricular, onde o candidato deverá preencher a ficha de inscrição no site https://www.ilae.com.br/inscricao/ que é enviado automaticamente à coordenação acadêmica do ILAE e, através do e-mail posgraduacao@ilae.com.br , enviar, digitalizados, os seguintes documentos:

  • Diploma de Graduação e Histórico Escolar;
  • Certificado de Especialização e/ou mestrado, se houver;
  • RG e/ou passaporte;
  • 03 fotos atuais (nome no verso);
  • Síntese curricular, com especial ênfase em antecedentes acadêmicos;
  • Duas cartas de recomendações;
  • Cópias de até duas publicações ou textos de sua autoria;
  • Comprovante de endereço.

O Candidato deverá apresentar um Ensaio contendo propósitos que sustentam seu interesse em ingressar no programa de Doutorado, que inclua a descrição e fundamentação de sua linha de pesquisa (máximo 900 palavras).

Matrícula:

Para realização da matrícula o(a) candidato(a) deverá efetuar o pagamento do Boleto Bancário, referente à matrícula, e enviá-lo ao ILAE, por SEDEX, juntamente com Contrato de Prestação de Serviço, assinado em duas vias.

Endereço para Envio da Documentação:

Instituto Latino-Americano de Educação (ILAE) Rua Visconde de Inhaúma 134, 20º andar, Sala 2001 PARTE Centro 20091-901 Rio de Janeiro – RJ BRASIL E-mail: posgraduacao@ilae.com.br

Investimento:

Consultar a Secretaria de Pós-graduação do ILAE.

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