Apresentação:

O Instituto Latino-Americano de Educação – ILAE por meio de acordo de cooperação com a Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS, situada Assunção/PY, comunica a abertura de inscrições para o processo seletivo para o curso de Doutorado em Educação.
O Mestrado em Saúde Pública da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS foi credenciado pela Resolução nº 1012/2016 certificado pelo Departamento de Legalização da Direção de Certificação Acadêmica, da Secretaria Geral do Ministério de Educação e Cultura do Paraguai. O programa está articulado em torno de atividades abrangentes de treinamento em pesquisa, com professores com ampla experiência profissional e em pesquisa.

Objetivos:

O Mestrado em Saúde Pública tem como objetivo formar expertos profissionais que sejam capazes de:

  • Ser reconhecidos pela alta exigência acadêmica, pela formação humanística, pela alta qualidade no desenvolvimento de habilidades gerenciais.
  • Formar profissionais qualificados para o exercício das investigações científicas, ensino e extensão, considerados indispensáveis para o campo da Saúde Pública.
  • Incentivar a investigação na área da Saúde Pública, sobre a perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar.
  • Produzir, anunciar e aplicar o conhecimento na área da Saúde Pública, considerando as necessidades de saúde da população e da realidade econômica e cultural.

Perfil de Egresso:

Para o acesso ao Programa de Mestrado em Saúde Pública o aluno deve comprovar a formação profissional com um título de Graduação correspondente, em área direta ou indiretamente vinculada ao campo da saúde:

  • Capacidade praticar e ampliar os conhecimentos adquiridos no programa, a fim de enfrentar um problema real.
  • Comprovar a aquisição de novas competências e conhecimentos que conjuguem a aprendizagem do conhecimento, da iniciativa de investigação e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo acerca das questões inerentes à saúde pública do mundo contemporâneo.
  • Predisposição para atuar de maneira professional permanente com sensibilidade para o relacionamento com diversos ambientes e distintos níveis da sociedade.
  • Desenvolver as competências necessárias para a utilização de novas tecnologias e ferramentas metodológicas de planejamento e gestão.
  • Capacidade de sustentar e argumentar apropriadamente as conclusões.
  • Habilidade em buscar por informações e para aprender.
  • Habilidade para se comunicar de forma efetiva e individual, na relação humana, grupal e institucional.
  • Domínio cênico e capacidade de realizar apresentações profissionais muito convincentes.
  • Habilidade na leitura crítica e na técnica de síntese.
  • Habilidade para dirigir e conformar uma equipe de trabalho efetiva.

Titulação:

“Mestre em Saúde Pública”

Linhas de Pesquisa:

  • Política, Planejamento e Gestão em Saúde.
  • Epidemiologia.
  • Saúde do Trabalhador.
  • Saúde Coletiva

Plano de Estudos:

  • Metodologia Da Pesquisa Científica I

Conhecimento científico; Método científico; Tipos de pesquisa; Pesquisas quantitativas e qualitativas; Perspectivas científicas pós-modernas; O que é pesquisa?; O que é problema científico?; O que é hipótese científica?; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa experimental; Ensaio clínico; Estudo de coorte; Estudo de caso-controle; Levantamento; Estudo de caso; Pesquisa etnográfica; Pesquisa fenomenológica; Teoria fundamentada; Pesquisa-ação; Pesquisa participante; Projetos Técnicos e de Pesquisa; Oralidade e uso de recursos digitais e audiovisuais; Estudo da elaboração de projeto de pesquisa em todas as suas fases, a evolução do pensamento científico, a pesquisa social; Aspectos éticos relacionados à pesquisa; Estratégias de abordagem em pesquisa; Manejo bibliográfico; O uso das Normas da ABNT. NBR 6022- Artigo em periódico científico. NBR 6023- Referências. NBR 6028- Resumo. NBR 10520- Citações. NBR 14724- Trabalhos acadêmicos. NBR 15287- Projeto de Pesquisa; Introdução às teorias do conhecimento; Didática aplicada; planejamento, avaliação e algumas técnicas de ensino.

  • Ética E Bioética Em Saúde

Conceitos, princípios e caminhos da bioética contemporânea; Paradigmas e referenciais de análise em bioética; O modelo principialista de análise bioética, seus fundamentos e críticas; Bioética e saúde pública: referenciais de análise da Bioética cotidiana, da Bioética da Intervenção e da Bioética da proteção; Temas emergentes e temas persistentes em bioética; Ética na pesquisa em saúde.

  • Filosofia E História Das Ciências Da Saúde

Fundamentos filosóficos, históricos e sociais relacionados à evolução dos principais problemas teóricos e conceituais da saúde coletiva e das ciências biomédicas; Estudos histórico- epistemológicos vinculados com o problema da causalidade; A oposição normalidade-patologia; O processo saúde-doença; A história da psiquiatria, da higiene e da saúde coletiva; O surgimento das ciências da memória.

  • Estado E Políticas Públicas Em Saúde (SUS)

Conceitos e discussões fundamentais sobre as relações entre o Estado e a produção social da saúde; Desenvolvimento, implementação e gestão das Políticas Públicas e sua articulação com as políticas de saúde – Sistema Único de Saúde (SUS); Fundamentos da Administração, Planejamento e Gestão em Saúde.

  • Seminários De Pesquisa I

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em curso pelos discentes, docentes e
pesquisadores convidados; Debates contemporâneos envolvendo as dimensões conceituais, históricas, éticas e sociais da Saúde coletiva, referidos tanto à produção e transformação de conhecimentos, discursos e saberes, quanto à tematização das práticas e instituições de saúde.

  • Estágios Em Docência I

Desenvolvimento de prática pedagógica referente ao campo da saúde coletiva junto aos cursos de graduação da área da saúde; Preparo e treinamento do aluno para o desempenho de atividades docentes como forma de complementar sua formação pedagógica e de aumentar a integração entre a graduação e a pós graduação; A disciplina consiste na participação tutorada do aluno no ensino da graduação de sua área respectiva.

  • Seminário De Pesquisa II

Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em curso pelos discentes, docentes e pesquisadores convidados; Debates contemporâneos envolvendo as dimensões conceituais, históricas, éticas e sociais da Saúde coletiva, referidos tanto à produção e transformação de conhecimentos, discursos e saberes, quanto à tematização das práticas e instituições de saúde.

  • Estágios Em Docência II

Desenvolvimento de prática pedagógica referente ao campo da saúde coletiva junto aos cursos de graduação da área da saúde; Preparo e treinamento do aluno para o desempenho de atividades docentes como forma de complementar sua formação pedagógica e de aumentar a integração entre a graduação e a pós graduação; A disciplina consiste na participação tutorada do aluno no ensino da graduação de sua área respectiva.

  • Didática Aplicada À Educação E A Saúde

Dispõe sobre o estudo, a análise e a aplicação prática dos fundamentos da educação; da dinâmica universitária, da formação do professor-educador, das teorias e do processo ensino-aprendizagem; Planejamento no ensino superior e seus componentes: posicionamento crítico e reflexivo; Função social e dos recursos do ensino na construção do conhecimento.

  • Estudos Avançados Em Ciências Sociais Em Saúde Coletiva

Fundamentos filosóficos, históricos e sociais relacionados à evolução dos principais problemas teóricos e conceituais da saúde coletiva: análise da oposição público-privado; Os conceitos de prevenção e de promoção da saúde; O conceito de risco; O problema da causalidade; A oposição normalidade-patologia; O processo saúde-doença; A história da higiene e da saúde coletiva; As diferentes correntes de pensamento em saúde coletiva; Estado, globalização, neoliberalismo; A construção e a estrutura do SUS.

  • Saúde Reprodutiva, Gênero, Sexualidade E Sociedade

Apresentação da disciplina e introdução dos temas; A sexualidade humana em seus aspectos biopsicossociais; Diferenciação, identidade, papeis sexuais e orientação sexual; Disfunções sexuais, saúde reprodutiva; Sexualidade e sociedade; Educação sexual para criança, adolescente e adultos; Como quaisquer outras práticas de saúde, enquanto construções sociais, as práticas de saúde materna incluem um conjunto de dimensões não técnicas – entre elas aspectos culturais, econômicos, corporativos, simbólicos, entre outros, todos esses permeados pelas relações de gênero.

  • Bioestatística Aplicada À Saúde Coletiva

Noções básicas da estatística e suas aplicações em saúde; Tabelas e gráficos; Fontes de dados e logística; Principais indicadores de saúde; Comunicação de dados estatísticos avaliação da sua qualidade; Amostragem; Medidas de tendência central e de dispersão; Distribuições principais; Intervalo de confiança; Medidas de associação e de risco; Regressão linear e regressão; Técnicas estatísticas aplicadas à Epidemiologia; Uso do Tutorial STATA; Estatística descritiva; Testes de hipóteses; Métodos de análise multivariada.

  • Redação De Artigo Científico I

Bases de dados bibliográficas (Medline, EMBASE, LILACS, SCIELO e outras); Bases de dados de citação (JCR, Web of Science, Science Citation Indexes e SCIELO); Normas de publicação (Vancouver); Estrutura do artigo científico; Tendências na comunicação científica na área de Saúde Coletiva – análise de periódicos nacionais e estrangeiros; Qualificação de periódicos
científicos: critérios utilizados e críticas mais comuns; Análise crítica de artigos científicos; Redação do artigo científico.

  • Elaboração E Defesa da Dissertação I

Desenho de pesquisa e construção do objeto; Tipos de pesquisa em ciências da saúde; Uso e análise de técnicas quantitativas e qualitativas em pesquisa; Coleta e análise de dados primários; Construção e estrutura de projeto de pesquisa; Como elaborar o projeto; Construção do objeto e elaboração da dissertação (técnicas da ABNT).

  • Gestão De Sistemas E Serviços De Saúde

Análise da determinação dos processos de saúde, doença e cuidado, através da integração de abordagens e conceitos das ciências da vida; Da epidemiologia, da geografia crítica, da ecologia, das ciências sociais e da educação popular.

  • Desenvolvimento De Crianças E Adolescentes Em Situação De Vulnerabilidade

Fundamentos e estratégias metodológicas que envolvem a temática de estudo da saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; Destaque para as experiências de violências, partindo de uma perspectiva do desenvolvimento humano.

  • Saúde Baseada Em Evidências

Abordagens e limites da tomada de decisão baseada em evidências na clínica, no planejamento e nas políticas de saúde; Busca habilitar doutorandos, bem como capacitar o gestor a utilizar as evidências disponíveis na literatura, analisar dados; Propor medidas que visem a melhoria do atendimento à saúde da população e na elaboração de projetos com qualidade.

  • Medicamentos No Contexto da Saúde Global

O contexto mundial, no campo da Saúde Pública, apresenta desafios cada vez mais complexos, tais como a agenda inconclusa das doenças infecciosas, a desnutrição e a mortalidade materna; A carga global de doenças crônicas não-transmissíveis; As diferentes faces da globalização e seus efeitos sobre a saúde; Os medicamentos, como insumos essenciais para a saúde, são um dos componentes da resposta a essas questões.

  • Estudos De Intervenção Em Epidemiologia

Historicidade do conceito de causa; Noções de demografia e estatística vital; Índices, taxas e coeficientes mais utilizados em Saúde Pública; Padronização de coeficientes; Medidas de ocorrência de doenças; Medidas de efeito; Sistemas de Informação em Saúde; Vigilância Epidemiológica; Epidemiologia descritiva (variáveis relacionadas às pessoas, ao tempo e ao lugar); Tipos de estudos epidemiológicos.

  • Entomologia Em Saúde Pública

Conhecimento sobre identificação das espécies com uma abordagem integrativa usando caracteres da morfologia, morfometria e técnicas moleculares; Distribuição espacial das espécies, biodiversidade, ecologia de populações, infecção por patógenos, e estudos da capacidade e competência vetorial; Principais grupos de interesse entre vetores: insetos – Culicidae (malária, arboviroses, filarioses), Phlebotominae (leishmanioses tegumentar e visceral) e Triatominae (doença de Chagas), e carrapatos (febre maculosa, Lyme-simile e erlichiose).

  • Epidemiologia Da Saúde Bucal

Caracterização e detalhamento da metodologia de pesquisa nos estudos epidemiológicos de saúde bucal, a distribuição dos principais agravos bucais e suas formas de medida; Apresentação dos quadros internacional e nacional, além dos fatores associados aos principais agravos bucais de interesse em saúde pública

  • Determinação E Controle Dos Processos Saúde E Doença

Análise da determinação dos processos de saúde, doença e cuidado; Integração de abordagens e conceitos das ciências da vida, da epidemiologia, da geografia.

  • Epidemiologia: Noções Básicas Aplicadas À Saúde Do Trabalhador

Perfil Epidemiológico dos Trabalhadores; Delineamento de Estudos Epidemiológicos; Medidas de Frequência; Associação e Impacto; Relação Causal; Aspectos relacionados à seleção, construção e aplicação dos instrumentos destinados à coleta de dados; Modalidades de
restituição de resultados epidemiológicos aos trabalhadores.

Processo de Seleção:

O processo se inicia com o envio do currículo, em versão resumida com foco na formação acadêmica e experiência em Docência e/ou Pesquisa, para análise da FICS.
O endereço para envio dos currículos é posgraduacao@ilae.com.br. Após a aprovação curricular, o(a) candidato(a) recebe um comunicado por e-mail com o resultado e a ficha de inscrição onde o aluno deverá preencher e enviar junto com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, para o e-mail: posgraduacao@ilae.com.br. Após a realização da inscrição, o aluno receberá o requerimento de matrícula da universidade.

Documentação Digitalizada, Para Matrícula:

  • Formulário de Matrícula no Programa do Mestrado (preenchida e assinada);
  • RG e CPF (DNI ou CI) e emitido nos últimos 10 anos;
  • Fotocópia do Título de Eleitor;
  • Fotocópia do Comprovante de residência;
  • Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento autenticada em cartório
  • Fotocópia do Diploma de Graduação autenticada em cartório com data de até menos 90 dias da emissão do Apostilamento da Haya;
  • Fotocópia do Histórico Escolar de Graduação autenticada em cartório com data de até menos 90 dias da emissão;
  • Curriculum Vitae (CV) Assinado
  • Curriculum Lattes (CL) PDF
  • Fotografia 3X4 digital.

A ADMISSÃO NO PROGRAMA se concretiza com o protocolo de todos os documentos necessários para a matrícula, as atividades de cada disciplina e o Plano de Investigação.

Informações Gerais:

  • Carga horária total de 1.068 horas.
  • Modalidade Presencial Intensiva (Corte Especial).
  • Duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses.
  • 2 módulos de 12 dias de aulas presenciais, cumprindo 4 seminários em cada módulo para o cumprimento de créditos realizado durante os meses de janeiro e julho (2 períodos do ano) parcialmente, constando de 2 semanas intensivas nos períodos da manhã e da tarde.
  • 6 seminários virtuais assíncronos para o cumprimento de demais créditos. Aulas de seminários presenciais (créditos) de segunda-feira a sábado das 08h00 às 16h00.
  • A Modalidade Presencial Intensiva é aplicada para estrangeiros não residentes no Paraguai, a fim de que possam concentrar de maneira mais focada no esforço de traslado.
  • Não há exigência de apresentação de pré-projeto na matrícula.
  • As aulas são ministradas via Meet e com auxílio da plataforma Cerbrum para uma experiência de maior interação no percurso da aprendizagem. O aluno recebe senha e login após a efetivação da matrícula para acessar a plataforma onde serão postadas as aulas gravadas, materiais, atividades e notas.
  • Idioma do curso: espanhol,
  • Defesa de Tese será em português e online.
  • Posterior a finalização do curso a FICS presta assessoria para reconhecimento do Diploma no Brasil.

Reconhecimento de Título:

Atualmente já foram reconhecidos Diplomas dos diversos cursos da Facultad Interamericana-FICS nas seguintes Universidades Brasileiras:

Universidade de Guarulhos –UNG Universidade Federal de Pernambuco –UFPE
Universidade do Vale do Sapucaí –UNIVÁS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul –UFMS
Universidade do Passo Fundo -UPF Universidade Federal de Goiás –UFG
Universidade de Uberaba –UNIUBE Universidade Federal do Amazonas –UFAM
Universidade Estadual da Bahia –UNEB Universidade Federal de Pelotas –UFPEL
Universidade do Amazonas –UNAMA Universidade Federal de Alagoas –UFAL
Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS Universidade Estadual de Santa Catarina –UESC
Universidade Estadual de Londrina –UEL Universidade do Estado de Amazonas –UEA