Apresentação:
O Instituto Latino-Americano de Educação – ILAE por meio de acordo de cooperação com a Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS, situada Assunção/PY, comunica a abertura de inscrições para o processo seletivo para o curso de Doutorado em Educação.
O Mestrado em Saúde Pública da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS foi credenciado pela Resolução nº 1012/2016 certificado pelo Departamento de Legalização da Direção de Certificação Acadêmica, da Secretaria Geral do Ministério de Educação e Cultura do Paraguai. O programa está articulado em torno de atividades abrangentes de treinamento em pesquisa, com professores com ampla experiência profissional e em pesquisa.
Objetivos:
O Mestrado em Saúde Pública tem como objetivo formar expertos profissionais que sejam capazes de:
- Ser reconhecidos pela alta exigência acadêmica, pela formação humanística, pela alta qualidade no desenvolvimento de habilidades gerenciais.
- Formar profissionais qualificados para o exercício das investigações científicas, ensino e extensão, considerados indispensáveis para o campo da Saúde Pública.
- Incentivar a investigação na área da Saúde Pública, sobre a perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar.
- Produzir, anunciar e aplicar o conhecimento na área da Saúde Pública, considerando as necessidades de saúde da população e da realidade econômica e cultural.
Perfil de Egresso:
Para o acesso ao Programa de Mestrado em Saúde Pública o aluno deve comprovar a formação profissional com um título de Graduação correspondente, em área direta ou indiretamente vinculada ao campo da saúde:
- Capacidade praticar e ampliar os conhecimentos adquiridos no programa, a fim de enfrentar um problema real.
- Comprovar a aquisição de novas competências e conhecimentos que conjuguem a aprendizagem do conhecimento, da iniciativa de investigação e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo acerca das questões inerentes à saúde pública do mundo contemporâneo.
- Predisposição para atuar de maneira professional permanente com sensibilidade para o relacionamento com diversos ambientes e distintos níveis da sociedade.
- Desenvolver as competências necessárias para a utilização de novas tecnologias e ferramentas metodológicas de planejamento e gestão.
- Capacidade de sustentar e argumentar apropriadamente as conclusões.
- Habilidade em buscar por informações e para aprender.
- Habilidade para se comunicar de forma efetiva e individual, na relação humana, grupal e institucional.
- Domínio cênico e capacidade de realizar apresentações profissionais muito convincentes.
- Habilidade na leitura crítica e na técnica de síntese.
- Habilidade para dirigir e conformar uma equipe de trabalho efetiva.
Titulação:
“Mestre em Saúde Pública”
Linhas de Pesquisa:
- Política, Planejamento e Gestão em Saúde.
- Epidemiologia.
- Saúde do Trabalhador.
- Saúde Coletiva
Plano de Estudos:
- Metodologia Da Pesquisa Científica I
Conhecimento científico; Método científico; Tipos de pesquisa; Pesquisas quantitativas e qualitativas; Perspectivas científicas pós-modernas; O que é pesquisa?; O que é problema científico?; O que é hipótese científica?; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa experimental; Ensaio clínico; Estudo de coorte; Estudo de caso-controle; Levantamento; Estudo de caso; Pesquisa etnográfica; Pesquisa fenomenológica; Teoria fundamentada; Pesquisa-ação; Pesquisa participante; Projetos Técnicos e de Pesquisa; Oralidade e uso de recursos digitais e audiovisuais; Estudo da elaboração de projeto de pesquisa em todas as suas fases, a evolução do pensamento científico, a pesquisa social; Aspectos éticos relacionados à pesquisa; Estratégias de abordagem em pesquisa; Manejo bibliográfico; O uso das Normas da ABNT. NBR 6022- Artigo em periódico científico. NBR 6023- Referências. NBR 6028- Resumo. NBR 10520- Citações. NBR 14724- Trabalhos acadêmicos. NBR 15287- Projeto de Pesquisa; Introdução às teorias do conhecimento; Didática aplicada; planejamento, avaliação e algumas técnicas de ensino.
- Ética E Bioética Em Saúde
Conceitos, princípios e caminhos da bioética contemporânea; Paradigmas e referenciais de análise em bioética; O modelo principialista de análise bioética, seus fundamentos e críticas; Bioética e saúde pública: referenciais de análise da Bioética cotidiana, da Bioética da Intervenção e da Bioética da proteção; Temas emergentes e temas persistentes em bioética; Ética na pesquisa em saúde.
- Filosofia E História Das Ciências Da Saúde
Fundamentos filosóficos, históricos e sociais relacionados à evolução dos principais problemas teóricos e conceituais da saúde coletiva e das ciências biomédicas; Estudos histórico- epistemológicos vinculados com o problema da causalidade; A oposição normalidade-patologia; O processo saúde-doença; A história da psiquiatria, da higiene e da saúde coletiva; O surgimento das ciências da memória.
- Estado E Políticas Públicas Em Saúde (SUS)
Conceitos e discussões fundamentais sobre as relações entre o Estado e a produção social da saúde; Desenvolvimento, implementação e gestão das Políticas Públicas e sua articulação com as políticas de saúde – Sistema Único de Saúde (SUS); Fundamentos da Administração, Planejamento e Gestão em Saúde.
- Seminários De Pesquisa I
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em curso pelos discentes, docentes e
pesquisadores convidados; Debates contemporâneos envolvendo as dimensões conceituais, históricas, éticas e sociais da Saúde coletiva, referidos tanto à produção e transformação de conhecimentos, discursos e saberes, quanto à tematização das práticas e instituições de saúde.
- Estágios Em Docência I
Desenvolvimento de prática pedagógica referente ao campo da saúde coletiva junto aos cursos de graduação da área da saúde; Preparo e treinamento do aluno para o desempenho de atividades docentes como forma de complementar sua formação pedagógica e de aumentar a integração entre a graduação e a pós graduação; A disciplina consiste na participação tutorada do aluno no ensino da graduação de sua área respectiva.
- Seminário De Pesquisa II
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em curso pelos discentes, docentes e pesquisadores convidados; Debates contemporâneos envolvendo as dimensões conceituais, históricas, éticas e sociais da Saúde coletiva, referidos tanto à produção e transformação de conhecimentos, discursos e saberes, quanto à tematização das práticas e instituições de saúde.
- Estágios Em Docência II
Desenvolvimento de prática pedagógica referente ao campo da saúde coletiva junto aos cursos de graduação da área da saúde; Preparo e treinamento do aluno para o desempenho de atividades docentes como forma de complementar sua formação pedagógica e de aumentar a integração entre a graduação e a pós graduação; A disciplina consiste na participação tutorada do aluno no ensino da graduação de sua área respectiva.
- Didática Aplicada À Educação E A Saúde
Dispõe sobre o estudo, a análise e a aplicação prática dos fundamentos da educação; da dinâmica universitária, da formação do professor-educador, das teorias e do processo ensino-aprendizagem; Planejamento no ensino superior e seus componentes: posicionamento crítico e reflexivo; Função social e dos recursos do ensino na construção do conhecimento.
- Estudos Avançados Em Ciências Sociais Em Saúde Coletiva
Fundamentos filosóficos, históricos e sociais relacionados à evolução dos principais problemas teóricos e conceituais da saúde coletiva: análise da oposição público-privado; Os conceitos de prevenção e de promoção da saúde; O conceito de risco; O problema da causalidade; A oposição normalidade-patologia; O processo saúde-doença; A história da higiene e da saúde coletiva; As diferentes correntes de pensamento em saúde coletiva; Estado, globalização, neoliberalismo; A construção e a estrutura do SUS.
- Saúde Reprodutiva, Gênero, Sexualidade E Sociedade
Apresentação da disciplina e introdução dos temas; A sexualidade humana em seus aspectos biopsicossociais; Diferenciação, identidade, papeis sexuais e orientação sexual; Disfunções sexuais, saúde reprodutiva; Sexualidade e sociedade; Educação sexual para criança, adolescente e adultos; Como quaisquer outras práticas de saúde, enquanto construções sociais, as práticas de saúde materna incluem um conjunto de dimensões não técnicas – entre elas aspectos culturais, econômicos, corporativos, simbólicos, entre outros, todos esses permeados pelas relações de gênero.
- Bioestatística Aplicada À Saúde Coletiva
Noções básicas da estatística e suas aplicações em saúde; Tabelas e gráficos; Fontes de dados e logística; Principais indicadores de saúde; Comunicação de dados estatísticos avaliação da sua qualidade; Amostragem; Medidas de tendência central e de dispersão; Distribuições principais; Intervalo de confiança; Medidas de associação e de risco; Regressão linear e regressão; Técnicas estatísticas aplicadas à Epidemiologia; Uso do Tutorial STATA; Estatística descritiva; Testes de hipóteses; Métodos de análise multivariada.
- Redação De Artigo Científico I
Bases de dados bibliográficas (Medline, EMBASE, LILACS, SCIELO e outras); Bases de dados de citação (JCR, Web of Science, Science Citation Indexes e SCIELO); Normas de publicação (Vancouver); Estrutura do artigo científico; Tendências na comunicação científica na área de Saúde Coletiva – análise de periódicos nacionais e estrangeiros; Qualificação de periódicos
científicos: critérios utilizados e críticas mais comuns; Análise crítica de artigos científicos; Redação do artigo científico.
- Elaboração E Defesa da Dissertação I
Desenho de pesquisa e construção do objeto; Tipos de pesquisa em ciências da saúde; Uso e análise de técnicas quantitativas e qualitativas em pesquisa; Coleta e análise de dados primários; Construção e estrutura de projeto de pesquisa; Como elaborar o projeto; Construção do objeto e elaboração da dissertação (técnicas da ABNT).
- Gestão De Sistemas E Serviços De Saúde
Análise da determinação dos processos de saúde, doença e cuidado, através da integração de abordagens e conceitos das ciências da vida; Da epidemiologia, da geografia crítica, da ecologia, das ciências sociais e da educação popular.
- Desenvolvimento De Crianças E Adolescentes Em Situação De Vulnerabilidade
Fundamentos e estratégias metodológicas que envolvem a temática de estudo da saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; Destaque para as experiências de violências, partindo de uma perspectiva do desenvolvimento humano.
- Saúde Baseada Em Evidências
Abordagens e limites da tomada de decisão baseada em evidências na clínica, no planejamento e nas políticas de saúde; Busca habilitar doutorandos, bem como capacitar o gestor a utilizar as evidências disponíveis na literatura, analisar dados; Propor medidas que visem a melhoria do atendimento à saúde da população e na elaboração de projetos com qualidade.
- Medicamentos No Contexto da Saúde Global
O contexto mundial, no campo da Saúde Pública, apresenta desafios cada vez mais complexos, tais como a agenda inconclusa das doenças infecciosas, a desnutrição e a mortalidade materna; A carga global de doenças crônicas não-transmissíveis; As diferentes faces da globalização e seus efeitos sobre a saúde; Os medicamentos, como insumos essenciais para a saúde, são um dos componentes da resposta a essas questões.
- Estudos De Intervenção Em Epidemiologia
Historicidade do conceito de causa; Noções de demografia e estatística vital; Índices, taxas e coeficientes mais utilizados em Saúde Pública; Padronização de coeficientes; Medidas de ocorrência de doenças; Medidas de efeito; Sistemas de Informação em Saúde; Vigilância Epidemiológica; Epidemiologia descritiva (variáveis relacionadas às pessoas, ao tempo e ao lugar); Tipos de estudos epidemiológicos.
- Entomologia Em Saúde Pública
Conhecimento sobre identificação das espécies com uma abordagem integrativa usando caracteres da morfologia, morfometria e técnicas moleculares; Distribuição espacial das espécies, biodiversidade, ecologia de populações, infecção por patógenos, e estudos da capacidade e competência vetorial; Principais grupos de interesse entre vetores: insetos – Culicidae (malária, arboviroses, filarioses), Phlebotominae (leishmanioses tegumentar e visceral) e Triatominae (doença de Chagas), e carrapatos (febre maculosa, Lyme-simile e erlichiose).
- Epidemiologia Da Saúde Bucal
Caracterização e detalhamento da metodologia de pesquisa nos estudos epidemiológicos de saúde bucal, a distribuição dos principais agravos bucais e suas formas de medida; Apresentação dos quadros internacional e nacional, além dos fatores associados aos principais agravos bucais de interesse em saúde pública
- Determinação E Controle Dos Processos Saúde E Doença
Análise da determinação dos processos de saúde, doença e cuidado; Integração de abordagens e conceitos das ciências da vida, da epidemiologia, da geografia.
- Epidemiologia: Noções Básicas Aplicadas À Saúde Do Trabalhador
Perfil Epidemiológico dos Trabalhadores; Delineamento de Estudos Epidemiológicos; Medidas de Frequência; Associação e Impacto; Relação Causal; Aspectos relacionados à seleção, construção e aplicação dos instrumentos destinados à coleta de dados; Modalidades de
restituição de resultados epidemiológicos aos trabalhadores.
Processo de Seleção:
O processo se inicia com o envio do currículo, em versão resumida com foco na formação acadêmica e experiência em Docência e/ou Pesquisa, para análise da FICS.
O endereço para envio dos currículos é posgraduacao@ilae.com.br. Após a aprovação curricular, o(a) candidato(a) recebe um comunicado por e-mail com o resultado e a ficha de inscrição onde o aluno deverá preencher e enviar junto com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, para o e-mail: posgraduacao@ilae.com.br. Após a realização da inscrição, o aluno receberá o requerimento de matrícula da universidade.
Documentação Digitalizada, Para Matrícula:
- Formulário de Matrícula no Programa do Mestrado (preenchida e assinada);
- RG e CPF (DNI ou CI) e emitido nos últimos 10 anos;
- Fotocópia do Título de Eleitor;
- Fotocópia do Comprovante de residência;
- Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento autenticada em cartório
- Fotocópia do Diploma de Graduação autenticada em cartório com data de até menos 90 dias da emissão do Apostilamento da Haya;
- Fotocópia do Histórico Escolar de Graduação autenticada em cartório com data de até menos 90 dias da emissão;
- Curriculum Vitae (CV) Assinado
- Curriculum Lattes (CL) PDF
- Fotografia 3X4 digital.
A ADMISSÃO NO PROGRAMA se concretiza com o protocolo de todos os documentos necessários para a matrícula, as atividades de cada disciplina e o Plano de Investigação.
Informações Gerais:
- Carga horária total de 1.068 horas.
- Modalidade Presencial Intensiva (Corte Especial).
- Duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses.
- 2 módulos de 12 dias de aulas presenciais, cumprindo 4 seminários em cada módulo para o cumprimento de créditos realizado durante os meses de janeiro e julho (2 períodos do ano) parcialmente, constando de 2 semanas intensivas nos períodos da manhã e da tarde.
- 6 seminários virtuais assíncronos para o cumprimento de demais créditos. Aulas de seminários presenciais (créditos) de segunda-feira a sábado das 08h00 às 16h00.
- A Modalidade Presencial Intensiva é aplicada para estrangeiros não residentes no Paraguai, a fim de que possam concentrar de maneira mais focada no esforço de traslado.
- Não há exigência de apresentação de pré-projeto na matrícula.
- As aulas são ministradas via Meet e com auxílio da plataforma Cerbrum para uma experiência de maior interação no percurso da aprendizagem. O aluno recebe senha e login após a efetivação da matrícula para acessar a plataforma onde serão postadas as aulas gravadas, materiais, atividades e notas.
- Idioma do curso: espanhol,
- Defesa de Tese será em português e online.
- Posterior a finalização do curso a FICS presta assessoria para reconhecimento do Diploma no Brasil.
Reconhecimento de Título:
Atualmente já foram reconhecidos Diplomas dos diversos cursos da Facultad Interamericana-FICS nas seguintes Universidades Brasileiras:
Universidade de Guarulhos –UNG | Universidade Federal de Pernambuco –UFPE |
Universidade do Vale do Sapucaí –UNIVÁS | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul –UFMS |
Universidade do Passo Fundo -UPF | Universidade Federal de Goiás –UFG |
Universidade de Uberaba –UNIUBE | Universidade Federal do Amazonas –UFAM |
Universidade Estadual da Bahia –UNEB | Universidade Federal de Pelotas –UFPEL |
Universidade do Amazonas –UNAMA | Universidade Federal de Alagoas –UFAL |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS | Universidade Estadual de Santa Catarina –UESC |
Universidade Estadual de Londrina –UEL | Universidade do Estado de Amazonas –UEA |
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