Por: Dalva M. Martins

Aqui estão alguns motivos para considerar essa opção:

  • Curso híbrido:

– Programas de cursos híbridos, com aulas presenciais e sincrônica (online em tempo real), o que facilita a participação dos profissionais sem prejuízo de sua atividade regular.

  • Programas de Alta Qualidade:

– Muitas universidades do Mercosul têm programas de pós-graduação reconhecidos internacionalmente e oferecem oportunidades de pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

  • Reconhecimento de Diplomas:

– Os países do Mercosul têm acordos para facilitar o reconhecimento de diplomas, tornando mais fácil para os graduados trabalharem ou continuarem seus estudos em outros países do bloco.

  • Custo-Benefício:

– Comparadas a universidades da Europa ou dos Estados Unidos, as instituições do Mercosul frequentemente oferecem educação de alta qualidade a um custo mais acessível, são elas: https://ilae.com.br/categoria/convenios/convenios-internacionais/

– Existem vários convênios firmados, no caso do ILAE com instituições brasileiras concernente a descontos consideráveis a membros e seus dependentes que consistem em descontos de taxas de matrícula, bem como em mensalidades. https://ilae.com.br/convenios-nacionais/

  • Diversidade Cultural:

– Estudar em outro país do Mercosul proporciona uma experiência enriquecedora de imersão em uma cultura diferente, permitindo o desenvolvimento de habilidades interculturais e linguísticas.

  • Foco em Temas Regionais:

– Programas de pós-graduação no Mercosul muitas vezes abordam questões e desafios específicos da região, oferecendo uma perspectiva local valiosa para estudantes interessados em temas como desenvolvimento econômico, políticas públicas, direitos humanos, meio ambiente e integração regional.

  • Facilidade de Integração:

– A proximidade geográfica e as semelhanças culturais podem facilitar a integração dos estudantes, tornando a adaptação ao novo ambiente acadêmico e social mais tranquila.

  • Pesquisa Conjunta:

– Colaborações em pesquisa que permitem acesso a laboratórios, bibliotecas e outros recursos compartilhados, além de oportunidades para publicar em coautoria com pesquisadores de outros países.

  • Programas de Pós-Graduação:

Optar por uma pós-graduação em universidades do Mercosul pode abrir portas para uma carreira internacional, expandir redes de contatos e oferecer uma formação acadêmica sólida e contextualizada na realidade latino-americana.